Uma das características mais importantes de um complexo residencial é a gestão de águas residuais. Com a rápida urbanização do país, a necessidade de água doce é uma preocupação crescente com poucos recursos para suprir a necessidade.
O que é Estação de Tratamento de Esgoto?

Observou-se que 80% da água que é utilizada para fins domésticos sai como efluente. Se não for tratada, isso resulta em poluição da água. Novos projetos residenciais nas cidades adotaram as tecnologias em evolução que podem tratar a água para torná-la reutilizável para descargas de vasos sanitários, rega de plantas e fins não potáveis. Esse processo é chamado de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
O tratamento de esgoto é o processo de remoção de contaminantes de águas residuais e águas de esgoto doméstico e torná-lo reutilizável. Ele não apenas economiza água, tornando a água elegível para reutilização, mas também interrompe os danos causados quando as águas residuais são lançadas diretamente no meio ambiente.
Os requisitos básicos de qualquer estação de tratamento para entregar um desempenho satisfatório a longo prazo são:
• Projeto adequado da estação de tratamento
• Engenharia adequada da estação de tratamento
• Operação e manutenção adequadas da estação
Todos os três pontos mencionados são interdependentes entre si e podem entregar desempenho em sinergia entre si. É acessível e simples. Também aumenta o padrão de vida da sociedade.
Em cidades metropolitanas como Mumbai, projetos habitacionais com mais de 20.000 metros quadrados são liberados com a condição de tratarem os resíduos sólidos internamente, tornando obrigatório que tenham ETEs particulares funcionais e em conformidade. Se o incorporador imobiliário está entregando uma instalação de STP bem construída e bem mantida, isso pode economizar um tremendo custo e miséria no futuro.
Muitos projetos residenciais, como Vraj Tiaraem Worli , estão tomando medidas para desenvolver maneiras ecológicas, como instalação de plano de tratamento de esgoto no porão, provisão para separação de lixo úmido e seco e coleta de água da chuva.
As ETEs são a sua melhor aposta para um futuro sustentável, para não dizer obrigatórias para complexos maiores. Mais cedo ou mais tarde, é prudente torná-los um modo de vida. Deixe a água completar o círculo e não fluir para inúmeros ralos e becos sem saída.