O que é  águas residuais ?

As águas residuais são afectadas pelo uso doméstico, industrial e comercial, alterando constantemente a sua composição e tornando-a bastante difícil de definir. 

O que é esgoto? 

As águas residuais são águas usadas que foram afetadas pelo uso doméstico, industrial e comercial. A composição de todas as águas residuais está, portanto, em constante mudança e altamente variável, razão pela qual é tão difícil identificar uma definição singular da própria palavra.

A composição do efluente é 99,9% água e os 0,1% restantes é o que é removido. Este 0,1% contém matéria orgânica, microorganismos e compostos inorgânicos. Os efluentes de águas residuais são lançados em uma variedade de ambientes, como lagos, lagoas, córregos, rios, estuários e oceanos. As águas residuais também incluem o escoamento de tempestades, pois substâncias nocivas lavam estradas, estacionamentos e telhados.

Tipos de águas residuais

Muitas vezes usado de forma intercambiável com o termo esgoto, “esgoto” tecnicamente denota quaisquer águas residuais que passam por um esgoto. Antes de entrar em uma estação de tratamento de águas residuais, as águas residuais às vezes são chamadas de águas residuais brutas ou esgoto bruto. 

As águas residuais domésticas originam-se de atividades como uso de banheiros, banho, preparação de alimentos e lavanderia. Efluentes comerciais de fontes não domésticas, como salões de beleza ou oficinas mecânicas, por exemplo. Essas águas residuais podem conter materiais perigosos e requerem tratamento ou descarte especial. As águas residuais industriais são originárias de processos de fabricação industrial ou comercial, como a agricultura, e geralmente são mais difíceis de tratar do que os resíduos domésticos. A composição das águas residuais industriais varia de setor para setor. 

Conteúdo orgânico de águas residuais

O conteúdo orgânico das águas residuais é constituído por fezes humanas, proteínas, gorduras, vegetais e açúcares provenientes da preparação de alimentos, bem como sabões. Parte desse conteúdo orgânico é dissolvido na água e alguns existem como partículas separadas. A porção de material orgânico que não se dissolve, mas permanece suspensa na água, é conhecida como sólidos suspensos. As águas residuais são tratadas para remover o máximo de material orgânico possível.

Implicações para microorganismos

As bactérias naturais do solo e da água comem os resíduos orgânicos das águas residuais e usam-nos como alimento e fonte de energia para crescer rapidamente. Em um ambiente natural de água, onde há bastante oxigênio dissolvido na água, as bactérias aeróbicas comem o material orgânico e formam um lodo de novas células bacterianas e produtos de resíduos de sal dissolvidos.

Se as águas residuais não diluídas forem deixadas sozinhas, as bactérias anaeróbicas decompõem o material orgânico residual e liberam gases odoríferos, como o sulfeto de hidrogênio. Gases sem odor, como metano e dióxido de carbono, também podem ser liberados.

Onde houver uma quantidade esmagadora de águas residuais, todo o oxigênio será usado e as bactérias anaeróbicas assumirão o controle, tornando a água séptica. Em última análise, isso é prejudicial para os peixes e outras formas de vida dependentes de oxigênio, às vezes criando zonas mortas.

Matéria inorgânica

Minerais inorgânicos , metais e compostos, como sódio, cobre, chumbo e zinco são comuns em águas residuais de esgoto e águas residuais. Eles podem ter origem em fontes industriais e comerciais, águas pluviais e influxo e infiltração de tubos rachados. A maioria das substâncias inorgânicas é estável e não pode ser facilmente decomposta por organismos em águas residuais. 

Nutrientes

Nutrientes em excesso, como fósforo e nitrogênio, podem causar eutrofização , que também pode ser tóxica para os organismos aquáticos. Isso também promove o crescimento excessivo das plantas e reduz a disponibilidade de oxigênio, alterando habitats e potencialmente colocando em risco certas espécies. 

Outros poluentes de águas residuais 

Bactérias, vírus e patógenos causadores de doenças nas águas residuais podem poluir as praias e contaminar as populações de moluscos. As bactérias coliformes fecais em dejetos humanos são tipicamente inofensivas, mas existem patógenos que podem afetar negativamente a saúde humana. Podem ser bactérias como a febre tifóide ou vírus como a hepatite B, por exemplo. O contato direto com esses patógenos ou a poluição do abastecimento de água podem causar infecções como resultado.